terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Revolta de Abraão

Graças à sua santa revolta diante de Deus, Abraão obteve a grandeza de visão das estrelas do céu.
Durante muitos anos Abraão vinha seguindo a direção Divina. Mas, a certa altura quando o medo de sua
fama por ter vencido cinco reis com apenas 318 homens invadiu seu coração. Pois pensava consigo: os
povos das regiões vizinhas vão pensar que quero imperar sobre suas terras. Certamente irão se juntar
contra mim.
Essa preocupação tomou conta de Abraão e o terror se apossou dele. Foi então que o Senhor lhe
apareceu e disse:
“Não temas, Abrão, EU SOU O TEU ESCUDO, e o teu galardão será sobremodo grande.” (Gn.15:1)
Mas ao invés de cobrar ânimo com tais palavras, Abraão logo manifestou a revolta que há muito trazia no peito: “Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?…A mim não me concedes descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.” (Gn. 15:2-3)
A meu ver tais palavras soam muito duras diante de Deus. Parece-me que naquele momento Abraão
estava pronto para o tudo ou nada, vida ou morte. Quem era ele para dirigir-se assim ao Senhor Deus?!
É como se o barro estivesse falando com o oleiro: estou cansado de ser manuseado, faz logo de mim um
vaso ou então… jogue- me fora!
Pura malcriação, falta de respeito, falta de reverência… Enfim, revolta mesmo!
Por outro lado, aos olhos de Deus o sentimento de Abraão era perfeitamente plausível, já que ele vinha
Lhe obedecendo a palavra há tanto tempo e seu grande sonho ainda não tinha sido concretizado. O
Senhor e somente o Senhor compreendia sua angústia.
Além disso, aquela manifestação de “malcriação santa”, na verdade expressava sua força em Deus.
Mostrava sua real dependência dEle. E isso era altamente positivo e agradava a Deus.
Creio que essa experiência de Abraão, bem como a de Gideão inspirou o escritor aos Hebreus escrever:
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.”(Hb.11:6).
Além disso, nota-se o fato de que realmente dependia do cumprimento da promessa que o Senhor lhe
havia feito muitos anos atrás. De ti farei uma grande nação.
Ora, o anseio de Abraão tem de ser o mesmo daqueles que se predispõem a salvar almas. Aquele filho
tão almejado de Abraão representa as almas tão almejadas por aqueles que têm verdadeira paixão pelas
almas perdidas.
A resposta de Deus a Abraão foi instantânea, imediata…
A isto respondeu logo o Senhor…
Quantas orações tem sido feitas a Deus cujas as respostas têm demorado tanto, não é verdade?
Quantas vezes oramos tanto, jejuamos, fazemos vigílias e tudo mais por apenas uma única resposta de
Deus!!!
Por causa da revolta de Abraão, Deus logo respondeu.
Também graças a santa revolta diante do Anjo do senhor é que Gideão foi escolhido para salvar o povo
de Israel.
Penso que Deus permite chegarmos ao fundo do poço para despertar nossa fé sobrenatural e tornar
possível nossos impossíveis.

Bispo Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário